Aventuras e Jogos


AVENTURAS E JOGOS

Além de construir, correr, escalar, explorar cantinhos e brinquedos do pátio e brincar na caixa de areia, com seus colegas estabelece contatos sociais, ampliando seu campo de atuação, vivenciando diferentes atitudes e avaliando suas possibilidades como participante de um grupo. Importa lembrar a adequação que os brinquedos do pátio devem ter, com relação às diferentes etapas do desenvolvimento infantil, para que possam contribuir positivamente à realização e às dificuldades que cada pode ultrapassar criança.

As professoras propiciam diferentes brincadeiras que são apreciadas pelos pequenos e os grandes do “Jardim”. Brincadeiras infantis que vão se perdendo no tempo como: pular corda (com contagem, canções até com desafios, dependendo da idade); amarelinha, caracol e perna-de-pau, são proporcionadas às crianças. A atividade motora nelas estimulada, assim como o ritmo, são aprendizados para toda a vida.

Também são trazidas brincadeiras com pequenas regras como: corre cotia; seu lobo está pronto, coelho na toca etc. Todas essas brincadeiras de roda, criam  oportunidades tanto para aqueles que são tímidos como para os que tem que aprender a esperar sua vez. É assim que se ensina o exercício social através do “Brincar”.