
RODA RÍTMICA
Quanto menor a criança, mais ritmo diário ela deve ter. As rotinas do dormir e acordar, das refeições, do brincar dentro e fora, dos hábitos saudáveis trarão a ela não só saúde e calma, mas ao longo do seu crescimento ela adquirirá confiança , segurança. As rodas rítmicas que acompanham as épocas são elaboradas para que as crianças vivenciem e trabalhem imaginativamente vários aspectos. Podemos citar entre eles:
A fantasia;
- A aquisição da espacialidade;
- A lateralidade;
- O canto;
- O gesto;
- O falar correto;
- A geografia corporal;
- A sequenciação de uma história com movimentos.
O desenrolar de uma pequena história criada pela professora é permeado pelas músicas, movimentos e gestos que trabalham estes aspectos citados acima.
A professora “Faz” e as crianças instintivamente imitam. Várias dificuldades crescentes no movimento, vão sendo elaboradas e a professora pode observar especialmente entre os mais velhos, qual a capacidade de imitação, de elaboração, de espelhamento ou outras capacidades que serão de importante aquisição para suas idades.
A criança que se desenvolve de forma saudável terá plena capacidade de – por volta dos 6 anos – executar tudo que se propõe na roda rítmica.
Além disto, a roda rítmica sempre trabalha contração e expansão, assim como da agitação à calma.
Todo este trabalho de composição de uma roda rítmica é discutido e estudado nas reuniões semanais do corpo docente.