POR QUE WALDORF

FILOSOFIA WALDORF


ANTROPOSOFIA

A Antroposofia é um caminho de estudo, desenvolvimento e – poderíamos dizer – uma filosofia de vida, que procura responder às perguntas mais profundas do homem por meio da razão, porém sem negar-lhes os anseios espirituais. Possibilita novas perspectivas ao ser humano na ampliação de suas faculdades mentais, elevando sua percepção e seu pensar a outras dimensões.

Considerando o homem uma síntese de todo Universo, coloca-o numa dimensão que permeia e transcende a física. Ou seja: o homem não é só físico, não é só espírito, mas sim a união de ambos. Esse é o verdadeiro caminho e busca do ser humano.

Encontrar em si mesmo as respostas que atendam ao seu anseio de reunir e compreender esse “cidadão de dois mundos”.

Os resultados das pesquisas antroposóficas serviram de fundamento para iniciativas sociais como: Pedagogia Waldorf, a medicina Antroposófica, a farmacologia e o desenvolvimento de todos os medicamentos Weleda, a agricultura biodinâmica, a pedagogia terapêutica (euritmia, quirofonética, massagem rítmica e específico para as crianças com dificuldades epeciais como o extra-lesson e a terapia artística) e ainda a pedagogia social.


» Educação Waldorf

A Educação Waldorf tem suas bases na Antroposofia – palavra de origem grega que significa “sabedoria humana”. Tanto a Antroposofia como a Pedagogia Waldorf contam com uma extensa bibliografia para apoio e aprofundamento. O catálogo de livros pode ser encontrado na Editora Antroposófica e a leitura irá ajudar a entender com que visão de mundo – e com que cuidados – o seu filho está sendo educado.
> leia mais

» Perguntas Frequentes

Qual a filosofia por trás da Educação Waldorf?
De acordo com sua filosofia, chamada Antroposofia, Rudolf Steiner esboçou um currículo que tivesse como pano de fundo as fases do desenvolvimento da criança.
> leia mais

ALGUMAS FOTOS