Pão


O PÃO E A CULINÁRIA

As crianças pequenas aprendem com a imitação, o fazer, a imagem e o movimento.

Fazer o pão é uma atividade muito especial que cada sala realiza uma vez por semana. As crianças se preparam colocando seus aventais, lavando as mãozinhas e recebendo um pouco de farinha na palma da mão.

Misturar os ingredientes é sempre uma alegria e iniciamos o trabalho cantando uma música. Amassamos, sovamos e cada criança se diverte moldando formas com sua massa. Depois de muito sovar, gostamos de colocar diferentes coisas em nosso pão:  ora é uma semente, ora frutas secas, ora um condimento especial como manjericão ou outras ervas de nosso canteiro e às vezes  fazemos um delicioso pão doce.

Quando a massa está bem sovada, juntamos num só  pão e moldamos alguma forma especial ou pincelamos com algo que deixe o pão ainda mais gostoso e bonito.

Depois de assar o pão é admirado e repartido entre as salas…agora é só lanchar e comer um pão bem quentinho. Como cada sala faz pão em um determinado dia da semana, temos todos os dias no lanche, um delicioso pão quentinho

Além do pão, também se pode fazer um bolo com as crianças, ou talvez uma gostosa sopinha para o lanche de inverno; uma salada de frutas ou um mingau; tudo é motivo de alegria, que une as crianças ao redor da mesa, neste ritual sagrado e social que é preparar um alimento.

É importante ainda aprender a dar destino certo às cascas e sementes. Tudo devidamente picado, é colocado na composteira.