nossas festas

NOSSAS FESTAS


As escolas Waldorf seguem um princípio cristão livre

As festas celebradas em nosso Jardim Waldorf Bem Viver, ajudam as crianças a entrar no ritmo anual. Através de canções, danças, teatros de marionetes, histórias, artes, atividades, comidas, além de inúmeras e saudáveis brincadeiras tradicionais, o ritmo das estações é vivenciado. A maneira como é trazida às crianças a passagem pelo tempo, dá forma a sua natural reverência pela natureza e um sentido de continuidade e segurança. Afinal, é o ritmo que traz a elas uma confiança no mundo exterior. Ela sabe o que vai acontecer e adquire autoconfiança.

Celebrar é uma forma de partilhar um momento de alegria e significado.

Celebrar – por exemplo – um aniversário no jardim Waldorf é algo belíssimo. O aniversariante se torna o rei ou rainha naquele dia. Seus amiguinhos participam da importância deste momento e desde a roda rítmica, o lanche e a história do fim da aula, são elaborados para a criança que aniversaria. O dia de sua chegada à terra, tem que ser algo muito especial.

Celebrar, assim como povos antigos faziam e como ainda se vê em algumas regiões, está ligado com os ritmos das estações. A mudança cósmica atua sobre a terra e tece um ciclo: o frio do inverno que possibilita a interiorização, a primavera e verão em sua exteriorização e exuberância e o outono que traz a calma e a beleza da transparência da luz. Essa luz que brilha anunciando algo que chegará. Tudo é trazido em imagens para as crianças.

Ligadas às estações, as festas cristãs são celebradas no Espaço Bem Viver, com profundo preparo e alegria e propiciam às crianças uma intensa conexão com a natureza que as rodeia, o desenvolvimento do respeito e um natural despertar da mais íntima religiosidade que o ser humano porta.

Cada criança se compenetra do amor, delicadeza, alegria e enorme sentimento que estas festas traduzem.

O amor para o suprassensível ( espiritual ) transforma
o minério da ciência no ouro da sabedoria.
Rudolf Steiner


nossas festas

Páscoa

A Páscoa é um importante momento entre as Festas Cristãs. Ela traz como grande símbolo a possibilidade do Homem alcançar um grau mais elevado, um alto patamar de consciência.
> leia mais


A Festa da Lanterna

Aproximamo-nos do Inverno e o dia gelado faz as crianças chegarem gorduchas de tantos casacos. Ao longo da manhã, o sol de Outono, o dia límpido como cristal e o céu de deslumbrante azul, vão aquecendo nossas almas e nosso corpo.
> leia mais


Primavera

A Festa da Primavera marca esta maravilhosa estação e também o ritual de passagem das crianças que irão para o Ensino Fundamental no ano seguinte.
> leia mais


Advento e Natal

Advento, “aquilo que há de vir”, ou a boa nova, marca o início da preparação para o Natal. São quatro Domingos que antecedem a chegada do Natal.
> leia mais


São Nicolau

São Nicolau é comemorado no dia 6 de Dezembro e é uma festa interna.
Ele representa a doação e a pureza de nossos sentimentos. Representa a lembrança de sempre partilharmos o que temos, com aqueles que nada tem.
> leia mais

ALGUMAS FOTOS