kantele


KANTÊLE, TRABALHOS MANUAIS E CADERNÃO

No ano que antecede a entrada das crianças no “Ensino Fundamental”, as crianças iniciam três atividades específicas para a sua idade e que exigem já uma coordenação motora um pouquinho mais fina, apurada e uma atenção maior. No Espaço Bem Viver, essas atividades são: Kântele, Costura e um trabalho com Fios. Trabalhando com uma outra professora, em uma sala destinada somente a estas atividades, as crianças  mais velhas vão formando o grupo da futura sala do primeiro ano do Ensino Fundamental. Com essas atividades, aprimoram-se todas as habilidades adquiridas que são fundamentais para um bom início no 1º ano.

KÂNTELE
É um instrumento semelhante à Lira, com uma escala pentatônica, adequada à
delicadeza das mãos das crianças que completam os seis anos. Esta introdução
para os mais velhos é feita através de imagens, histórias, canto, brincadeiras
de dedos, ritmos e muita alegria. As crianças incorporam que a música é feita
de sons e de silêncio e esta magia é única e completa para suas vidas futuras.
O dedilhar, a delicadeza para tocar a corda, a intensidade, a calma e vibração
intensa ou rápida, são trazidas a elas.

Cada criança tem o seu Kântele e o aprendizado ocorre sempre através da imagem
e da imitação.

Além do Kântele, trabalhamos nestas aulas o canto, a percepção de grave/agudo,
ritmo e outros instrumentos que , com o Kântele, formam um arranjo musical como:
xilofone, triângulo, metalofone, gongos, pau de chuva etc.
As aulas de Kantele são dadas por uma professora específica e ocorrem semanalmente.

TRABALHOS MANUAIS
Da mesma forma que o “kantele”, essa é uma atividade semanal ministrada para as
crianças mais velhas.

Ela traz à criança um ciclo completo que vai do “Tosquiar” ao tecer com fio.
A lã de carneiro é lavada, cardada e é feito o 1º fio. Com isso as crianças
descobrem como se faz um fio de lã e estão preparadas para o passo seguinte.
Através de uma história elaboram pequenos fios de lã colorida que tecem com
seus dedinhos. Ao começo do semestre, com muitas cores prontas, são convidadas
a fazer um desenho e este é reproduzido pela professora em um feltro. Este desenho
costurado com os fios produzidos pela criança, será colocado na sacola para guardar
os “Trabalhos Manuais” ao longo do ciclo do Ensino Fundamental. 

CADERNÃO
Chamamos de Cadernão um caderno de desenho que as crianças confeccionam com folhas A3.
Uma capa de aquarela feita por elas protege muitas folhas em branco. O caderno é
costurado pelas crianças, com a ajuda da professora.
Uma vez por semana as crianças usam este caderno ao invés de folhas soltas. Aprendem a
colocá-lo na posição certa, a virar as páginas com cuidado, a trabalhar com mais foco
no que no desenhar em folhas soltas. Este trabalho é feito para que as crianças comecem
a ter um desenhar ou uma pega de giz de cera, que prepare para o futuro trabalho com as
formas ou com a escrita. Começam nesta idade a perceber o que é em cima, embaixo, o centro,
o que vai para fora, o que entra etc.
Este momento de trabalho adquire um significado especial para as crianças. Elas levam o
caderno e podem usá-lo em casa nas férias, todas as vezes que desejarem fazer um desenho.