Curtimos aventura

CURTIMOS AVENTURA E MOVIMENTO


A criança em sua atividade física descobre o mundo.

Seus instintos absorvem e incorporam tudo que vê, cheira, prova, sente e – principalmente – tudo que sua corporalidade experiencia no espaço.

Ela pode aprender:

> Com atividades livres, nas quais explora o meio que a rodeia, desafia gravidade e limites, construindo e descontruindo num processo de sístoles e diástoles, contração e expansão do brincar.

> Com atividades coordenadas pelo professor que objetivam o desenvolvimento de atividades motoras específicas como: bater um bolo, mexer um mingau, lavar uma louça, cardar uma lã, brincar com regras numa roda, torcer uma roupa, picar um legume… enfim atividades nas quais usará diferentes grupos neuronais e musculares e que partem do fazer diário, da imitação e posterior apropriação do movimento e que são fundamentais para a estruturação do futuro “Pensar”.

> Por fim, ainda através da imitação e acrescida da fantasia, trazemos às crianças a roda rítmica, o movimento suave, primordial e essencial, a expressividade do ser de sentimentos, o gesto que exprime o âmago daquilo que narramos, quer seja na música ou na história desenvolvida na roda das épocas.

“Criança é sinônimo de “Movimento”. Ela aprende sobre si e o “Mundo” através do movimento do seu corpo.”   Pilar Tetilla Manzano Borba


nossas atividades

Roda Rítmica

Quanto menor a criança, mais ritmo diário ela deve ter. As rotinas do dormir e acordar, das refeições, do brincar dentro e fora, dos hábitos saudáveis trarão a ela não só saúde e calma, mas ao longo do seu crescimento ela adquirirá confiança , segurança.

> leia mais

Aventuras e Jogo

Além de construir, correr, escalar, explorar cantinhos e brinquedos do pátio e brincar na caixa de areia, com seus colegas estabelece contatos sociais, ampliando seu campo de atuação, vivenciando diferentes atitudes e avaliando suas possibilidades como participante de um grupo.

> leia mais

ALGUMAS FOTOS