Brincar Livre na Sala


BRINCAR LIVRE NA SALA

A imaginação, o pensar, a socialização, a percepção sensória espacial e a capacidade de buscar soluções são construídas no ”Brincar” dentro da sala.

Além disto, ela pratica através deste brincar a criação e a fantasia.

O aprendizado social, a troca, a tolerância, a capacidade de liderança e de deixar-se liderar, a superação de limites, a elaboração das situações e inúmeras outras habilidades sociais são adquiridas especialmente através desta atividade.

Arrumar a sala depois do brincar faz parte essencial do aprendizado. Assim como o processo de anabolismo e catabolismo que nosso organismo elabora, a construção, desconstrução e arrumação fazem parte do processo do aprender. Através da atividade da arrumação percebemos as crianças que tem capacidade de organização, aquelas que precisam de ajuda para tal, as que são cooperativas, as que ficam perdidas sem saber por onde começar, as que sabem o lugar de cada coisa e ainda as que não tem esta capacidade de observação e mesmo depois de 6 meses na sala ainda não conseguem perceber onde guardar determinados brinquedos. Por fim, as que não possuem sequer vontade de arrumar e cooperar com o todo e podem até esconder-se neste momento. Nesta atividade desenvolvemos uma série de habilidades sociais e capacidades para a vida prática.

O olhar atento e experiente da professora acompanha esta brincadeira e arrumação e por intermédio desta observação, poderá conhecer melhor a criança e saber o que necessita este pequeno ser para que se equilibrem suas forças. Estas forças que já foram despertadas nos 3 primeiros anos da criança são:  a vontade, o sentimento e o pensamento e que precisam ser cultivadas neste trabalho diário no Jardim.