Aquarela


AQUARELA

No maternal é oferecida a “pintura a dedo”.

Na Pedagogia Waldorf a técnica de pintura utilizada é a aquarela. Ela ocorre semanalmente.

A aquarela que usamos é totalmente atóxica e -por ser líquida- possibilita uma enorme variedade de cores. Na educação infantil a cor na aquarela é uma vivência mais importante que a forma. Usamos para isto, um papel de alta gramatura e umedecido, o qual possibilitará o encontro, voluntário ou não, das cores primárias. Todas as cores secundárias e terciárias surgirão destes encontros das tintas que se espalham e misturam. Estes abraços criadores de novas cores causam extrema curiosidade, um impacto positivo e prazer nas crianças. Não raro elas dizem: “ Olha o verde apareceu! ”.

E assim vão vivenciando com deslumbramento cada descoberta. A condução inicial e as primeiras orientações como lavar o pincel, secar, como segurar etc. são trazidas com músicas e muitas imagens pela professora. Aos poucos eles se entregam à atividade e mergulham neste mundo transformador das cores.

As cores vão sendo introduzidas a cada semana. Primeiro individualmente, depois duas e assim sucessivamente até que se completem as cores primárias ( são usados dois amarelos: limão e ouro e dois azuis: prússia e ultramar, além do vermelho). O universo infinito das cores surgirá com a expressão de cada criança. Cada pintura é única e livre e seu resultado mostra muito de cada criança.