Aprendemos com o coração

APRENDEMOS COM O CORAÇÃO


As crianças captam do ser adulto, muito mais do que dizem suas palavras.

Podemos dizer que cada aprendizado no “Maternal” e “Jardim” é feito pelo coração e pela atividade.
As professoras aprendem a usar a “imagem” como a forma adequada, amorosa e profunda, para conseguir sem uma linguagem que use “não” a coordenar as inúmeras atividades e organizar as crianças nos momentos tão diferenciados que ocorrem numa manhã.

As crianças pequenas captam além do conteúdo expressado e percebem se o gestual e o que se passa no interior daquela pessoa condiz com aquilo que ela fala. O olhar, a postura corporal, o gesto, o andar e o tom de voz, traduzem para a criança mais do que o conteúdo das palavras. Então aquilo que deve ser dito, precisa tocar a criança não com as palavras, mas com a “imagem” que é usada. Desta forma a criança pode com sua fantasia, interpretar e seguir com alegria o que é proposto. A outra forma de aprendizado pelo coração na educação infantil a imitação. A criança imitará não só o gesto exterior, mas a forma de agir e falar do adulto que a educa.

Por este motivo o professor de “Educação Infantil” tem que estar pronto e disposto para um contínuo trabalho de autoeducação. Ele será o exemplo vivo, na fala, no gesto, e especialmente no caráter para aquele pequeno ser que o venera e o tem como modelo. O exemplo de atitudes e caráter deve estar presente no trabalho diário do professor. Ele atuará nos pequenos não pela fala, mas pelo que é como ser humano íntegro e verdadeiro.

Ser um exemplo digno de ser imitado deve ser a maior meta de um professor “Waldorf”, principalmente na “Educação Infantil”.

Para cada passo que damos na aquisição do conhecimento, que se dê três passos ao crescimento do caráter moral.   Rudolf Steiner


nossas atividades:

Histórias

Após brincar dentro da sala, fazer a atividade proposta para o dia, fazer a roda rítmica, lanchar e brincar no pátio livremente, com jogos e brincadeiras conduzidas, acontece o fecho da manhã com um momento especialmente mágico.

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Teatro

A final de cada época, ou a critério da professora, podendo de acordo com a sala ser mais frequente, é apresentado para as crianças um “teatrinho” narrando uma história. As salas de ”Jardim” se reúnem para partilhar deste momento tão especial.

Os teatros são montados sobre as mesinhas ou no chão, com panos coloridos e materiais naturais que componham os ambientes da história. Os bonecos ou marionetes são confeccionados pelas professoras que também os manipulam enquanto a história é narrada.

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ALGUMAS FOTOS