Advento e Natal


Advento e natal

Advento, “aquilo que há de vir”, ou a boa nova, marca o início da preparação para o Natal. São quatro Domingos que antecedem a chegada do Natal e nos quais podemos nos preparar de diferentes formas, sem o apelo atual do consumo Natalino, mas sim buscando a verdadeira essência desta Festa Crística.

Muito pode ser dito e encontrado de informação a respeito do Advento. No Jardim Waldorf Espaço Bem Viver criamos e celebramos o primeiro Domingo de Advento desde 2011, num formato muito simples e sempre com muita participação de todos. Neste dia marcamos esta época tão especial que vai encerrando o ano e que possibilita um profundo encontro entre os pais, professoras e crianças. É um encontro distante da agitação das ruas e das compras e composto como uma teia de união de pequenas doações de trabalho e carinho.

O advento é sempre preparado pelas mães e professoras para as crianças. Cantos especiais, uma espiral feita de galhos de pinheiros, a qual será percorrida pelas crianças até o centro que guarda algo especial, um pão elaborado pelas mães para ser compartilhado por todos, ainda uma coroa, ou outro enfeite natalino a ser elaborado junto com os pais, e uma linda história de Natal, delineiam este encontro.

Uma manhã serena e singela que marca o dia em que podemos, com a alma plena, voltar para casa e começar a enfeitar nosso lar para esperar o Natal.

A última época do ano é a dos pastores. Nela as crianças se preparam para vivenciar o Natal.

O encerramento de final de ano é feito com a apresentação desta roda que as crianças vivenciaram em sala durante o último mês e a apresentação de Kântele dos mais velhos.

Assim se encerra um ano de maravilhoso trabalho, descobertas, alegria, aprendizado, crescimento e amor junto com as crianças.